domingo, 27 de janeiro de 2013

Berinjela à moda da Nice


O nome da receita eu acabei de inventar. Nice foi quem me ensinou a fazer esta delícia que eu costumava apreciar na casa de um primo.
Desde que aprendi, vários amigos já me pediram a receita e eu tinha que escrevê-la, pois aprendi através do processo mais antigo - oralmente!
Então, finalmente, eis a receita.

Ingredientes:

1 kg de berinjelas
1 cebola grande
1 dente de alho
Sal
Azeite de oliva extra virgem
200 g de azeitonas pretas
200 g de azeitonas verdes
Cheiro verde
Ervas finas



Modo de preparar:
1.    Descascar as berinjelas e picar em tiras de cerca de 2cm x 5 cm (se for a berinjela japonesa, com casca macia, não precisa descascar); colocando-as em água com vinagre ou limão para não escurecerem.
Berinjela da direita: a mais comum no Brasil, com casca mais rígida.
Berinjela da esquerda: japonesa, com casca macia.
 
2.    Escaldá-las e retirá-las ainda “al dente”, escorrer e espremer;

3.    Acomodar num recipiente grande de vidro ou porcelana;

4.    Acrescentar: as cebolas picadas em rodelas finas, o alho picado, as azeitonas picadas, cheiro verde picado (eu uso o maço todo), ervas finas, misturar tudo e ajustar o sal (lembre-se que a azeitona já e salgada, portanto, cuidado);

5.    Colocar azeite até cobrir a mistura;

6.    Acomodar a salada em vidros e complementar com azeite. Tampe bem e deixe ao menos 24h na geladeira antes de consumir.

    Pronto! Agora é só apreciar esta gostosura, com pão italiano, francês, ciabata e usar a imaginação pra variar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário