quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Tudo começou assim...

Sabem como decidi fazer o Curso do Dalton? É interessante pensar nisso hoje, até mesmo engraçado!

Após muitos anos afastada da música - eu estudara música por muitos anos e quando comecei a trabalhar como arquiteta, não tinha mais tempo para a música - encontrei por acaso com um colega da época de conservatório, que havia aberto uma escola de música, com uma proposta pedagógica muito diferente da tradicional. Convidou-me para conhecer sua escola - Espaço Musical. Fui até lá fazer-lhe uma visita e saí matriculada como aluna. Isso foi nos idos de 1988!

A idéia era aprender música "rotulada" como popular. Meu instrumento sempre foi o piano. Havia estudado música erudita, pelo método tradicional, minha vida inteira. Tudo era novidade para mim no universo musical. A professora de instrumento era uma pessoa muito especial, pois também havia percorrido um caminho semelhante ao meu, ou seja, havia estudado erudito e um dia, após já ter se formado no conservatório, decidiu ter aulas com os Godóis. Essa condição foi importante, pois eu me sentia compreendida por ela.

Confesso que me senti muito mal nos primeiros contatos com toda aquela novidade. Foi como se nunca tivesse realmente estudado música. Deprimi. Tinha uma dificuldade especial com o improviso. Já estava querendo desistir.

Foi quando ouvi falar do Curso do Dalton e da base teórica - e prática - que permeava o curso. Então, pensei, se o curso de desenho ajuda a liberar o lado artístico do cérebro e se eu fizer o curso, em tendo liberado a fluidez artística, terei facilitado o improviso na música.

Comecei o Curso do Dalton, gostei tanto, descobri novas possibilidades e prazeres dentro de mim que acabei largando as aulas de música e continuei com as aulas do Dalton até 1993. Em 1991, fiz uma exposição na própria escola do Dalton, que chamei de Metamorflores.

E foi assim que tudo começou!

Nenhum comentário:

Postar um comentário