domingo, 20 de dezembro de 2009

Mais uma crônica de Natal


Nascer é acordar a cada dia, sabendo que aqui está o milagre. Nascer é perceber a vida sempre de modo diferente. Nascer é puro "re": renovar, reviver, restituir, refazer, recompor, realizar, reanimar, reassumir, rebrilhar, recobrar, recompensar, reconhecer, reconquista, recordar, retificar, recuperar, refletir, reformar, regalar, regozijar, reaver, rever, relevar, reluzir, rememorar, remodelar, reencontrar, remir, renunciar, reparar, repor, ressarcir, resignar, resolver, respeitar, resplender, resumir, retomar, retornar, REVELAR. Nascer é Revelar. Revelar é Reviver.

Mas há muito "re" contrário a nascer: reprovar, rebater, rebaixar, rebotar, recear, receber, ressentir, receptar, reclamar, recriminar, recuar, reduzir, refrear, regressar, rejeitar, remanchar, remorder, render, repelir, reprochar, reptar, repudiar, requisitar, reservar, restringir, retaliar, retardar, reter, retirar, retroceder, revidar, reprimir. Contrários ao nascer, fazem parte da vida em seu eterno misturar, conflitar, dividir, para adiante unir, depurando.

Nascer é saber esperar sem ódio. É entender de rega, poda, criança e passarinho. Nascer é ter os olhos bem abertos e, mesmo assim, prosseguir. É saber a hora do afago e da reprimenda. É descobrir primeiro em si e só depois nos outros.

Nascer é abrir o coração e a inteligência para receber o que foi de humana tessitura feito: no escárnio ou aplauso; na cara virada ou no sorriso natural; no ódio ou no amor.

Nascer é meditar. Ir fundo às regiões do próprio silêncio e sombra, sem medo. É saber-se menor, reduzido, torpe, invejoso, cabotino. Mas é canalizar o impulso negativo para a criação e a colheita. É ser capaz de amar-se exatamente a partir do próprio conflito. Nascer é não ter idade para a revelação. É dizer erro, faço , topo, minto, busco, posso, vou, quero, hei. Para um dia, entre suspiro de alívio e redenção, dizer SOU, CREIO.

Nascer é continuar.

Cada vez que a justiça se faz, algo nasceu.

Nascer é nascer, ora, e aqui estou na busca (busco) de frases e palavras sobre o nascer que é o Natal, símbolo de um Espírito que veio para salvar na forma de Homem.

Comunicar é entrar em comunhão. Entrar em comunhão é fazer de um o que é do outro. Evangelho quer dizer Boa Nova. O comunicador moderno é o portador da Boa Nova, o Evangelizador da era eletrônica.

Pois mesmo este, que se espreme na véspera de Natal para tentar sem conseguir dizer algo diferente, original e seu, não tem palavras nem originalidade para expressar o simples. O Eterno não é verbal.

O cronista não sabe se fala do Natal injusto ou do Natal fraterno. Não sabe se cai no mundo e fala das calçadas cheias de gente e automóveis, ou de transcendências. Não sabe onde está a Boa Nova no volume de complexidades, negadoras e afirmadoras da vida no mundo moderno.

Acentuando o que o faz perplexo, está afirmando a dimensão maior, a totalidade, a unidade. O eterno, cuja busca faz nascer, eis o Natal. Eis o Cristo. Sempre novo porque permanece.
(Mais uma crônica de Natal, de Artur da Távola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário