Era próximo do meio-dia e o sol estava de assar pão sobre o pátio do museu. Procurei uma sombra para estacionar o carro, atrás do museu. Entrei pelos fundos. Era dia da feira de antiguidades. Fui me esgueirando pelas sombras que se me apresentavam, passei pela escultura de São Francisco, de autoria de Brecheret. Acabei entrando na área de exposição do museu.
Tive uma grande surpresa! Encontrei três exposições que me encantaram:
1. A Book About Death - Um Livro Sobre a Morte, que é um projeto colaborativo concebido pelo artista norte-americano Matthew Rose na Emily Harvey Foundation Gallery, em Nova York. A exposição original ocorreu durante o período de 10 a 22 de setembro de 2009. Cerca de 500 artistas participaram, cada um deles contribuiu com uma série de 500 obras de arte sob a forma de cartão postal, obras de tamanhos variados criadas especialmente para compor páginas desacopladas de um possível livro sobre a morte.
Mais informações? http://www.umlivrosobreamorte.blogspot.com/
Encontrei, inclusive, estes dois trabalhos: da Fátima Lourenço a esquerda e da Karime, sua filha, a direita!
2. Expo Rhino Ecko Toy Art, onde 20 toys em forma de rinoceronte compõe a exposição. Os rhinos, customizados por diversos artistas plásticos, aparecem em várias versões, trazendo ao público o olhar de seus criadores.
Feitos em vinyl vermelho, os Rhinos sofreram todo o tipo de transformação, ganhando novas cores, detalhes e histórias.
Entre os artistas convidados, estão importantes nomes do cenário cultural brasileiro, como Artur 'Kjá, Luciano Cian e vencedor do Big Brother Brasil 9, Max Porto, que juntos criaram uma versão especial para o evento.
Zupi, Colletivo, Animatório, Fuso Coletivo e Base-V são os grupos criativos que também marcam presença com suas criações mirabolantes, além dos artistas Nelson Sadek, Zero, Ronah, Gordo, Ton Lo Bianco, Marcelo Calazans, Binho, Dea Lelis, Arthur D'araujo, Biaia, Dimas Forchetti, Glauco Diógenes, Bruno Fujii, Priscila Gurski e Marcelo Teixeira.
3. Graffiti Fine Art – Estilos, que mostrou ao público os traços dos artistas Gueto, Finok, BTS, Nem, Funto, Tikka, Markone, Shock, Boleta, Ciro e Ronah. A curadoria é de Binho Ribeiro, também grafiteiro.
Eles realizaram seus trabalhos em telas, formando painéis de 1,5m x 3 metros. Exibidos em diferentes estilos do graffitti, como o figurativo (artistas Funto,Tikka, Markone, Shock), o abstrato (Boleta, Ciro) e a caligrafia (Gueto, Finok, BTS, Nem).
Fiquei tão entusiasmada e comecei a fotografar tudo. Minha sorte foi que as exposições Rhyno-toy e Graffiti Fine Art, haviam sido prorrogadas até... aquele dia! Lá pelas tantas, a bateria da máquina fotográfica começou a dar sinais de debilidade. Fiquei preocupada que não conseguisse atingir meu objetivo primeiro: Solamente.
Mas tudo deu certo. Foi um presente muito especial encontrar tudo isso reunido em espaço tão lindo. Grande domingo este meu.
MUBE - http://www.mube.art.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário