sexta-feira, 23 de julho de 2010

Mega Artesanal 2010 – Origami

O trabalho de origami que encontrei é absolutamente inimaginável!... é uma escola de samba em origami! Fantástico!
Fotografei o que pude e reproduzo as palavras que havia em painéis explicativos do trabalho do Grupo de Estudos de Origami – GEO, coordenado pela representante-mor do Origami no Brasil – Mari Kanegae.
GEO – Grupo de Estudos de Origami

O GEO foi criado em julho/92 em São paulo, tendo como objetivo pesquisar e divulgar a arte do Origami dentro de padrões criteriosos a fim de não ferir a filosofia desta arte e os ideais do Grupo.
É coordenado por Mari Kanegae, co-autora dos livros “Brincando com Papel” junto com Alice Haga, “Origami, Arte e Técnica da Dobradura de Papel” com Paulo Imamura e Organizadora do livro “A Arte do Mestres de Origami”.
Em comemoração aos Cem Anos de Tratado de amizade entre o Brasil e o Japão, o GEO iniciou em 1994, o projeto para a exposição “A Imigração Japonesa no Brasil” que conta um pouco da história dos imigrantes e algumas de suas influências na sociedade brasileira, utilizando-se dos recursos inesgotáveis do Origami.
Este trabalho foi exposto pela primeira vez em 1996, no MIS, Museu da Imagem e do Som, e percorreu várias cidades do Brasil, quando finalmente foi para o Japão em 2001, onde foi exposto em Hamamatsu e na Embaixada Brasileira em Tokyo. Por falta de patrocínio, para trazer de volta a exposição, foi doada para o Japanese Overseas Migration Museum em Yokohama. Houve uma tentativa de se trazer a exposição para as comemorações do centenário, mas infelizmente, não houve patrocínio. Além deste trabalho, o Grupo também montou outra exposição chamada “5 Séculos de História do Brasil”.

Para as comemorações d Centenário da Imigração Japonesa em 2008, o GEO preparou a exposição “Carnaval em Origami” que representa um desfile de escola de samba, cujo tema é o Brasil, dividido em regiões norte, nordeste, centro-oeste, sudeste e sul. Cada região é representada por uma ala (por exemplo, ala dos gaúchos, das baianas, etc.)
O projeto teve início há mais de dez anos, sendo que, nos últimos anos que antecederam a exposição, os integrantes e colaboradores trabalharam todos os dias, inclusive fins de semana e feriados, utilizando recursos próprios para a concretização deste trabalho.
http://www.megaartesanal.com.br/
http://www.kamiarte.com.br
Todo conjunto de fotos que obtive deste evento pode ser visto em quatro álbuns no endereço: http://gmorita.multiply.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário