Confesso que fiquei apaixonada pelo trabalho deste pessoal, pois havia trabalhos das alunas da profª Mirian também. Um pouco da história desta arte eu encontrei no site da escola.
“Os primeiros relatos sobre Oshibana são datados em meados do século XVI na Europa, quando especialistas em botânica trocavam correspondências com amostras de plantas medicinais desidratadas. O significado da palavra Oshibana tem origem na expressão japonesa do verbo Osu, que significa prensar, empurrar e Hana significa flor no vocabulário Japonês, por isso, na Língua Portuguesa, Oshibana quer dizer flores prensadas.
A história da palavra Oshibana parece não ter nada a ver com o local onde foram encontrados os primeiros trabalhos, já utilizando flores e folhas prensadas em molduras. Foi na Inglaterra no século XVII, que essas pequenas obras ganharam reconhecimento pela beleza ornamental e mais tarde, passou a se chamar Arte Oshibana até os dias atuais.
Os ingleses tiveram a missão de difundir a arte em países como, por exemplo, nos Estados Unidos, mas no decorrer do tempo a Arte Oshibana ganhou força e atravessou continente, sendo amplamente divulgada na Europa e em países asiáticos
Este dragão me arrebatou! Suas escamas são de avencas e seu abdomem de hortências! |
Detalhe do dragão |
Trabalho feito em comemoração do Centenário da Imigração Japonesa - 2008 |
Imagens inspiradas em fotos de Haruo Ohara |
Eu e Profª Mirian Tatsumi |
http://www.oshibana.com.br/
Todo conjunto de fotos que obtive deste evento pode ser visto em quatro álbuns no endereço: http://gmorita.multiply.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário