Esta é uma escultura que encontro no Conjunto Nacional e que acho muito interessante. Mostra Dom Quixote, Sancho Pança e o Cavalo Rocinante, elaborados com material reciclado e permite uma aproximação dos visitantes com esse imprescindível texto, motivando neles sua leitura.
Ela foi inaugurada em julho de 2005, como parte dos festejos do quarto centenário da primeira publicação da obra “Dom Quixote”, de Miguel de Cervantes.
A ousadia da transformação ficou a cargo de Silvio Galvão e Sandro Rodrigues. O primeiro ficou responsável pela criação e construção do Quixote e Sancho com uma equipe de doze artistas. Sandro Rodrigues, presidente da Cooperaacs, foi o responsável pela idealização do cavalo e montagem das esculturas, com uma equipe de dez artesãos.
As obras ficaram por quase um ano expostas no Conjunto Nacional e depois passou por um período itinerante por outros estados do Brasil, bem ao estilo Dom Quixote, voltando novamente a ser exposto no Conjunto Nacional.
Esta obra fica disponível para quem tiver interesse em ser expô-la, bastando entrar em contato com a Cooperaacs: cooperaacs@terra.com.br
Só para se ter uma idéia dos materiais utilizados nestas esculturas:
DOM QUIXOTE: 2.000 latinhas de coca-cola
2.000 lacres de latinha
30 quilos de papel
Sobras de isopor
SANCHO PANÇA: 4.000 tampinhas de garrafa de cerveja
10 quilos de retalhos de pano
120 câmaras de bicicleta
30 quilos de papel
Sobras de isopor
CAVALO ROCINANTE: 200 metros de barras e sucatas de ferro
150 quilos de plástico duro e sucatas diversas
3.000 lacres de plástico para fixação das peças
Pente, escovas, brinquedos, manequim, liquidificador, vassouras, relógio, óculos, medalha, pincel, lanterna, filtro, teclado de computador, calota, chapéu, cabo de guitarra, bomba de descarga, ferro de passar etc.
(fonte: http://www.ccn.com.br/dom_quixote.php)
nota 1000
ResponderExcluir