domingo, 6 de março de 2011

Erva doce na jardineira

Olha que coisa mais fofa nasceu na jardineira do meu apartamento. Confesso que ele ficou um tanto abandonado e a passarinhada frequentadora da vizinhança deve ter trazido a sementinha pela forma mais... digamos assim... exoticamente generosa... e não é que nasceu?
Quando ela começou a crescer, desconfiei que fosse erva-doce, mas sem certeza. Com o tempo confirmou-se.... pelo cheiro das folhas. Aí fiquei feliz e dei a maior força pra ela se desenvolver. E ficou esta beleza.
Erva-doce é o nome popular da Pimpinella anisum, também conhecida como anis. Pertence à família das Apiaceae, anteriormente chamadas Umbelliferae. É um vegetal rico em celulose, substância muito importante para o bom funcionamento dos intestinos. Por suas propriedades alcalinizantes, funciona como expectorante. É ainda estimulante da digestão e diurético. Contém cálcio, fósforo e vitaminas do complexo B, principalmente Niacina.
Cálcio e fósforo atuam no organismo conjuntamente participando da formação dos ossos e dentes, coagulação do sangue, construção muscular e transmissão normal de impulsos nervosos. A Niacina é uma das vitaminas do complexo B e tem por função ajudar a digestão, além de estimular o apetite.
No meio das ervinhas-doces, apareceu esta belezinha de flor amarela, delicada e lindinha.
Não descobri seu nome, mas consegui saber que é parente da erva-doce, pois tem folhas e “jeitão” igual ao dente-de-leão, que também é da família das Apiaceae.

Um comentário:

  1. Para mim isso está com cara de funcho, Será que temdiferença funcho de erva-doce?

    ResponderExcluir