quinta-feira, 7 de julho de 2011

Ceschiatti na Sé

Alfredo Ceschiatti é o artista autor desta obra, que hoje se encontra na Estação Sé do Metrô de São Paulo.
Surpreendi-me ao encontrá-la num dia que por ali passava. Esta estátua me traz lembranças nostálgicas da minha infância, quando ela estava localizada na Praça das Guianas e ali eu passava de ônibus quando ia ao centro de São paulo com minha mãe. Como quase todas as crianças, eu ficava junto à janela, olhando o mundo passar diante dos meus olhos e sempre via está estátua-mulher naquela praça. Por que será que não a esqueci?
Ceschiatti era mineiro de Belo Horizonte, nascido em 1º de setembro de 1918. Estudou na Escola Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro e foi premiado no Salão Nacional de Belas-Artes, em 1945, pelo trabalho em baixo-relevo do batistério da Igreja São Francisco de Assis em Belo Horizonte.
Conheceu Oscar Niemeyer, que lhe encomendou uma escultura para o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte. Mais tarde, quando da construção de Brasília, tornou-se o principal escultor da nova capital do país.
Fiquei sabendo que Ceschiatti se queixava da forma como Brasília (ou o Brasil) lidava com seu acervo artístico. Imagine se visse isto!
Ceschiatti mudou de dimensão em 26 de agosto de 1989, no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário