segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Cortina de Aspargos


O que será que lhes veio à mente quando leram este título? Aquele aspargo que se come num apetitoso “crème d’asperge” ou o aspargo de jardim, com folhinhas pontudinhas como agulha e frutos em forma de bolinhas vermelhas quando maduras?

O aspargo comestível é muito apreciado e considerado um alimento de luxo, o que não se justifica, pois é de muito fácil cultivo. Da planta consomem-se os rebentos novos. Tem sabor delicado, poucas calorias e é rico em ácido fólico, além de ter propriedades diuréticas.

A raiz do aspargo é usada na terapêutica natural. Seu cozimento dá bons resultados como diurético e sedativo, sendo indicado nas doenças de fígado, baço e estômago, assim como nas afecções cardíacas, combatendo a hipertrofia deste órgão e acalmando as palpitações.

Uma curiosidade diz respeito aos apreciadores de iguarias com base nos aspargos, como o imperador romano Otávio Augusto, o gastrônomo romano Apícius, o naturalista romano Plínio, o velho, na Antiguidade. Plínio chamava os aspargos de “a verdura de Deus”. Já, durante o Renascimento, personalidades como o Rei Sol, Luís XIV e o chanceler alemão Bismarck também foram apreciadores do sabor particular do aspargo.


São parentes!



Não é incrível!

Fui pesquisar a questão depois de ter deparado com uma verdadeira cortina de aspargo, ornamental, cheio de pequenas flores brancas, como se fosse um véu de noiva.
Estava eu, num dia desses, indo para o escritório e fui obrigada a parar para observar a garagem de uma casa vizinha ao edifício onde moro, que tinha um aspargo pendente florido como eu nunca vira antes. Estão plantados em jardineiras que estão sobre a laje da garagem, cujas folhas pendem por mais de metro e meio. Formam uma cortina surpreendente.
Parei para fotografar. E continuei fotografando alguns dias mais tarde, quando já se formavam as frutinhas. Até hoje elas ainda não amadureceram.
Mais tarde, curiosa, descobri que ambos são da família das Liliáceas. O ornamental tem origem africana e o comestível tem origem européia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário