Ontem, 27 de setembro, foi o dia de São Cosme e Damião nos cultos afro-brasileiros, pois a data de comemoração na igreja católica é no dia 26 de setembro. São Cosme e Damião são venerados como padroeiros dos médicos e farmacêuticos, e por causa da sua simplicidade e inocência também são invocados como protetores das crianças.
Aqui no Brasil, a devoção trazida pelos portugueses misturou-se com o culto aos orixás-meninos (Ibjis ou Erês) da tradição africana yoruba. São amplamente festejados na Bahia e no Rio de Janeiro, onde sua festa ganha a rua e adentra aos barracões de candomblé e terreiros de umbanda. No dia 27 as crianças saem às ruas para pedir doces e esmolas em nome dos santos e, as famílias aproveitam para fazer um grande almoço, servindo a comida típica da data: o chamado caruru dos meninos.
Foi exatamente na data de São Cosme e Damião que nossa amiga Suzana Gasparian fez a vernissage de sua exposição de pinturas “Guloseimas” na “Maria Brigadeiro”, que fica na Rua Capote Valente 68 – Pinheiros, bem pertinho da Avenida Rebouças.
O nome da exposição explica tudo o que tem na “Maria Brigadeiro”, entenderam?
A Turmitinhas lá esteve presente para ver as maravilhas da Suzana e acredito que todos os convidados presentes ficaram bastante divididos entre as belezas dos quadros de guloseimas e as guloseimas propriamente ditas.
Gente, a loja é só tentações!
São Pedro também marcou presença, enviando dois baita torós na hora mais “quente” da festa. Acho que ele também queria comer docinhos!
Parabéns pelo sucesso, Suzana!