terça-feira, 7 de setembro de 2010

Quaresmeira

No começo deste ano, em pleno verão, as quaresmeiras estavam florindo esplendorosas. Daí me perguntei: “quaresmeira florida em pleno janeiro, mas tão longe da quaresma?”
Esta foi tirada da Estação Sumaré - metrô

É isso mesmo. Descobri que sua flora acontece de janeiro a abril e também de junho a agosto – é uma planta bem generosa!

Andando pela região dos jardins, flagrei esta bonitinha numa rua discreta.

A árvore que conhecemos como quaresmeira tem o nome científico de Tibouchina granulosa. Originária da Mata Atlântica, portanto brasileiríssima, principalmente da floresta ombrófila densa da encosta atlântica e no sudeste do Estado de São Paulo. Esta espécie aprecia o clima tropical e subtropical, tolerando bem o frio moderado.

A quaresmeira é uma árvore de beleza notável, que encanta por sua elegância e exuberante floração. Seu porte geralmente é pequeno a médio, podendo atingir de 8 a 12 metros de altura.

Mesmo quando não está em flor, a quaresmeira é ornamental. Sua copa é de cor verde escura, com formato arredondado, e sua folhagem pode ser perene ou semi-decídua, dependendo da variação natural da espécie e do clima em que se encontra. Por suas qualidades, ela é uma das principais árvores utilizadas na arborização urbana no Brasil, podendo ornamentar calçadas, avenidas, praças, parques e jardins em geral. Seu único inconveniente é a relativa fragilidade dos ramos, que podem se quebrar com ventos fortes, provocando acidentes.
Seu nome popular – quaresmeira, quaresmeira-roxa, flor-de-quaresma – é devido à cor das flores e época de floração. Além da variedade com flores roxas há a de flores rosadas (variedade Kathleen).
fonte: http://www.jardineiro.net/br/banco/tibouchina_granulosa.php
         http://pt.wikipedia.org/wiki/Quaresmeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário