domingo, 24 de outubro de 2010

A florada do ipê-rosa

O ipê rosa está florindo majestosamente em São Paulo. Fiquei tão encantada e entusiasmada que, após bastante tempo um tanto desligada dos blogs, saí hoje pela manhã a fotografar alguns exemplares mais próximos de onde moro.

Ipê-rosa na Rua Luís Coelho
Após as fotos organizadas, fui dar aquela pesquisadinha ligeira, pra saber um pouco mais sobre a espécie e fiquei surpreendida com o que li.


O nome “oficial” do ipê rosa é Tabebuia pentaphylla ou Tabebuia rosea. É mais uma brasileira.
 
Além do nome ipê-rosa, é também conhecido como ipê-comum, ipê-reto, ipê-roxo da mata, pau d'arco-roxo, etc.
Ipês-rosa na Rua Luís Murat

O primeiro estranhamento foi que, dizem os textos técnicos, a floração se inicia em junho e pode acontecer até setembro. Oras, estamos em final de outubro e só agora é que o ipê rosa floresce aqui! E os ipês amarelo, branco e roxo já floresceram por aqui! E estes costumam florir após o mês de julho, ou seja, após o rosa. Será que a pobre da Natureza esta doidinha?
A segunda surpresa foi descobrir que este ipê é recomendado para recuperação de ecossistemas degradados, sendo considerada promissora para revegetação de áreas contaminadas com metais pesados. Não é fantástico!


Ipê-rosa na Rua Belmiro Braga

Será que por isso é que plantaram tantos ipês rosa aqui em São Paulo? Pois eu não os via em tamanha abundância por aqui. Tanto que, quando da primeira vez que fui para os lados do Mato Grosso do Sul, o ipê rosa estava florido e eu fiquei encantadíssima com as flores dessa árvore.

Ipês-rosa na Av. Faria Lima
A terceira admiração: há 253 espécies de ipê, com várias cores de flor. Eu jamais poderia imaginar tamanha diversidade de ipês. Já pensou quantas flores lindas elas são capazes de produzir?
Apesar das lindas flores que nos oferecem, a principal utilidade dos ipês são como árvores de madeira, que é usada para mobília e outros usos ao ar livre. Ela é mais densa do que a água e apresenta alta resistência contra insetos e possui grande durabilidade.
A casca de diversas espécies tem propriedades médicas. A casca é secada e fervida,  produzindo um chá amargo ou ácido de colorido acastanhado. O chá da casca interna de Ipê rosa (T. impetiginosa) é um remédio erval usado tipicamente durante a gripe e a estação fria e, ainda, pode ser usado para o alívio da tosse do fumante. Trabalha aparentemente como o expectorante, estimulando os pulmões a tossir e se livrar do muco e contaminadores profundamente encaixados.

2 comentários: