segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Hallowe'en's eve no escritório



Antevéspera de Hallowe’en no escritório? Isso mesmo! Foi no dia 29 de outubro que fizemos um pequeno momento Hollowe’en pra alegrar e descontrair nossa sexta-feira. 

 Alguns brasilianistas protestaram argumentando por que não comemoramos o “dia do Saci”, que coincide com o Hallowe’en – 31 de outubro. Devo confessar que havia me esquecido deste nosso personagem brasileiríssimo, mas podemos fazê-lo conjuntamente no futuro, certo?

 Quanto ao Hallowe’en, aproveitarei uma pesquisa feita por mim nas épocas em que eu estudava inglês e, obviamente em outubro, durante a pesquisa surpreendi-me com o que há na história desse festival.

O nome original do evento que hoje conhecemos como Hallowe’en é Samhain (lê-se sau-in) e festejava o Ano Novo Celta. A palavra é gaélica e literalmente significa “fim do verão” – summer’s end (Europa continental, Irlanda, Ilhas Britânicas).

O ano celta era dividido em duas principais estações: a escuridão e a luz, ou seja, Inverno e Verão. A entrada dessas estações era comemorada por festivais, ou Sabbats, denominados Samhain e Beltane.

Samhain era o festival mais importante do calendário celta e era celebrado no dia 31 de outubro. Marcava o início de um novo ciclo e, assim como o dia celta começa a noite, o início do ano celta começa no inverno. Celebrações incluíam a colheita realizada antes do longo inverno e também ritos para honrar os que já haviam mudado de dimensão (mortos), incluindo um festival para a morte.
No período entre o por-do-sol do Samhain até o por-do-sol do dia seguinte havia um sutil espaço no mundo celta, um lugar entre os “mundos” onde profundas inspirações poderiam chegar aqueles que tivessem sensibilidade para tal. Além das inspirações, seres sábios e outros nem tanto, poderiam passar pelo portal.

Samhain tornou-se o nosso conhecido Hallowe’en quando missionários cristãos buscavam doutrinar o povo celta. Após muitas tentativas frustradas de conversão, no ano de 601, o Papa Gregório I autorizou a utilização das crenças e costumes populares para fins missionários de conversão. Foi assim que vários dias santos da igreja católica foram escolhidos próximo das datas de ritos celtas, como por exemplo o Natal no dia 25 de dezembro, pois corresponde as celebrações do solstício de inverno. Outra data significativa é o dia de São João, 24 de junho, data do solstício de verão – Festival de Beltane.

Por conta de Samhain ter ênfase no supranatural, foi o suficiente para que este dia fosse considerado relacionado a forças maléficas ou infernais. Então criaram o Dia de Todos os Santos um dia após o Samhain, ou seja, 1º de novembro. O Dia de Todos os Santos era chamado de All Hallows (todos os santificados) e a véspera era chamada de All Hallows Eve, tornando-se Hallow Evening, que finalmente chegou ao termo Hallowe’en – o Ano Novo celta, da era pré-Cristã em versão contemporânea.

Foi na América do Norte que o Hallowe’en da forma como conhecemos se desenvolveu, inclusive o uso da abóbora escavada foi ali criado, mas essa é uma outra história.

E agora acabou-se a história. Entrou por uma porta, saiu pela outra. Então,quem quiser que conte outra.
"Travessuras ou gostosuras?"
"Trick or treat?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário