terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Limoeiro na Vila Madalena

Não, não se trata do Município de Limoeiro em Sampa. O município fica no Ceará. Isto é certo.
Estes limoeiros, encontrei-os numa calçada da Rua Aspicuelta, pertinho da esquina com a Rua Girassol.














Que coisa interessante, um pequeno pé de limão e tem-se a sensação que ele traz o frescor da própria fruta ao local, especialmente numa manhã tão quente como aquela em que eu os fotografei!

Tomara cresçam e dêem muitos frutos.
O limoeiro (Citrus x limon) é uma árvore da família das rutáceas. Há cerca de 70 variedades como, por exemplo, o limão 'Eureka', o limão 'Lisboa', o limão 'Lunário', 'galego', 'taiti', limão siciliano, etc.. É originário da região sudeste da Ásia. Desconhecido para os antigos gregos e romanos, a primeira referência sobre este citrino encontra-se no livro de Nabathae sobre agricultura, datando do século III ou IV.

Trazido da Pérsia pelos conquistadores árabes, disseminou-se pela Europa. Há relatos de limoeiros cultivados em Génova em meados do século XV bem como referências à sua existência nos Açores em 1494.

Séculos mais tarde, em 1742, os limões foram utilizados pela marinha britânica para combater o escorbuto, mas apenas em 1928 se obteve a ciência sobre a substância que combatia tal doença, batizado ácido ascórbico ou vitamina C, que o limão proporciona em grande quantidade: o sumo do limão contém aproximadamente 500 miligramas de vitamina C e 50 gramas de ácido cítrico por litro. Atualmente é uma das frutas mais conhecidas e utilizadas no mundo.
Popularizou-se no Brasil durante a chamada Gripe Espanhola (epidemia gripal de 1918), quando atingiu preços elevados, chegando a ser comprada por de dez a vinte mil réis cada unidade.

As suas aplicações na vida doméstica são inúmeras. Com o suco da fruta, preparam-se refrigerantes, sorvetes, molhos e aperitivos, bem como remédios, xaropes e produtos de limpeza. Da casca, retira-se uma essência aromática usada em perfumaria e no preparo de licores e sabões.

Em Fitoterapia, é utilizado para diversas patologias, tais como reumatiasmos, infecções e febres, aterosclerose, combate ateromas (remove placas gordurosas das artérias), constipações, gripes, dores de garganta, acidez gástrica e úrica (alcaliniza o sangue), frieiras, caspas, cicatrizações, ajuda a manutenção de colágeno, hemoglobina, atua como anti-séptico entre outras. O limão possui uma substância própria denominada limoneno capaz de combater os radicais livres. É, fundamentalmente, um remédio tônico que ajuda a manter a boa saúde.
(fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lim%C3%A3o )

Nenhum comentário:

Postar um comentário