quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Kirigami... a descoberta


“Origamic Architecture”, também conhecido como Pop-up Architecture ou 3D Cards, foi o nome dado pelo criador à arte conhecida, aqui no Brasil, como Kirigami. Esta é uma arte ainda pouco conhecida aqui nesta nossa terra.

A palavra “kirigami” é formada, na língua japonesa, pelas palavras “kiri”, significando corte, e “kami” (“gami”- forma eufônica), significando papel.

O professor Massahiro Chatani, arquiteto formado pela Faculdade Industrial da Universidade de Tóquio e, atualmente, professor do Instituto de Tecnologia de Tóquio, associou diferentes técnicas para chegar ao resultado que procurava.

Conta-se que ele buscava uma forma diferente de cartão de felicitações para enviar aos amigos. Foi associando seus conhecimentos de arquitetura, origami e kiriê, que teve a idéia de criar cartões que resultasse numa forma tridimensional ao ser aberto, trazendo uma bela e agradável surpresa.
Isso ocorreu na década de 80, quando o professor Chatani já era uma personalidade muito respeitada no meio acadêmico. Seus cartões fizeram tamanho sucesso que acabou tomando a forma de um primeiro livro no ano de 1984.

Origami é a arte de dobrar papel, sendo uma das artes tradicionais japonesas. Esta é uma das mais conhecidas no mundo todo.
 A palavra “origami” é composta pelas palavras “ori”, significando dobra, e “kami” (“gami” – forma eufônica), significando papel.

Originalmente, o origami estava ligado às comemorações religiosas, na Antiguidade, e eram feitos com papéis manufaturados especialmente para uso dos sacerdotes xintoístas. Os papéis eram dobrados em forma de raio e colocados em objetos utilizados durante os festivais como o Tanabata – Festival das Estrelas, o Itsukinomiya – Festival da Boa Colheita e tantos outros. Eram também usados nos rituais de benzimento, na confecção dos bonecos do Hinamatsuri – Festival das Meninas, entre outros.
Essas dobraduras também estavam presentes em eventos como coroação, casamento, enterro, festivais, datas comemorativas, cerimônias oficiais e papéis para presentes. Utilizava-se também a dobradura de papel como certificado de autenticidade que acompanhava os objetos de valor, como espadas, espadim, e outros.

Kiriê faz parte de uma das maravilhas da arte tradicional chinesa. Consiste em formar figuras através de cortes feitos no papel, utilizando-se um estilete.

Literalmente, a palavra significa cortar – “kiri” e formar imagem – “ê”.

No Japão, o kiriê é bastante antigo. Nos escritos da poesia Manyoushu, 759 D.C., já havia ilustrações utilizando-se desta técnica. Em Quioto foi muito usado na fabricação de moldes para pintar tecidos para kimono.
Assim como o origami, o kiriê também estava ligado às comemorações religiosas. Até hoje são utilizados nos festivais e templos xintoístas.

Hoje em dia, diversos artistas têm associado técnicas de kiriê a diversas outras, trazendo um toque oriental em suas produções.
Naomi Uezu é quem se dedica à divulgação e ensinamento da arte do kirigami aqui no Brasil. Em 1993, ela que já dominava a técnica dos cartões tridimensionais e que iniciou oficialmente, através de entidade representativa de divulgação da cultura japonesa, o ensinamento do kirigami.
Foi com ela que aprendi um pouco desta arte, que me surpreendeu e me encantou. Foi nos idos de 2005, a convite de uma amiga, Luzia, que formou um pequeno grupo de pessoas para aprender o kirigami. As imagens dos cartões que produzimos nesse curso estão nestes endereços:

Kirigami – Módulo I:
http://gmorita.multiply.com/photos/album/10/10
Kirigami – Módulo II:
http://gmorita.multiply.com/photos/album/11/11
Kirigami – Módulo III:
http://gmorita.multiply.com/photos/album/12/12

fontes:
http://www.kirigami.com.br/
http://www.kamiarte.com.br/
http://www.kobe-photo.com/htm/tanabata.html
http://www.culturajaponesa.com.br
Guia da Cultura Japonesa – Editora JBC Japan Brazil Communication, 2004

2 comentários:

  1. Geni,
    estou adorando acompanhar seu blog.
    Além de muito variado, é uma bela aula de conhecimentos gerais. Desde as receitas culinárias, as xícaras, o kirigami...estou me divertindo. Muito interessante, me deixa curiosa para saber qual será o próximo assunto.
    Você é mesmo GENIal!!!! Um beijão, Cris.

    ResponderExcluir