domingo, 5 de dezembro de 2010

Congéia no muro

Numa de minhas andanças pela vizinhança, deparei com esta maravilha. Não resisti, parei o carro e fotografei. O local? Esquina das ruas Dr. Carlos Norberto de Souza Aranha e Vitorino de Carvalho.
E para descobrir o nome desta linda planta? Recorri a um arquivo especial sobre plantas que minha amiga Luciana Santos Pires deixou e me tem sido muito útil. Por isso sou muito grata a Luciana.
A planta chama-se congéia ou côngea. Seu nome científico é Congea tomentosa e faz parte da família das Verbenaceae. Tem origem na índia, Malásia, Burma e Tailândia.
A congéia é uma trepadeira de ramagem lenhosa, ramificada, conhecida no mundo todo devido ao seu florescimento decorativo. Suas folhas são elíptico-ovaladas, opostas, tomentosas (pilosas), perenes, de cor verde clara e com nervuras bem marcadas. No fim do inverno e início da primavera a congéia floresce, exibindo numerosas flores brancas, pequenas e discretas, mas cada uma circundada por três brácteas em forma de hélice, muito vistosas e duráveis, que mudam de cor gradativamente, do rosa para o roxo e posteriormente para o cinza, ao longo de várias semanas. A floração é tão densa e abundante que mal se pode ver a folhagem.
(fonte: http://www.jardineiro.net/br/banco/congea_tomentosa.php)

3 comentários: