quinta-feira, 18 de março de 2010

Ditirambos - Ciça Camargo

Para mim foi uma grande e agradável surpresa saber que Ciça Camargo estava expondo no metrô – onde trabalho. Por quê? Porque conheci Ciça nas épocas de estudos musicais no Espaço Musical e é alguém por quem tenho um carinho especial. A vida nos levou por caminhos diversos, mas há ocasiões em que temos notícias através de outras pessoas, como a Mara. Saber que Ciça faz suas molduras com Mara também foi uma agradabilíssima surpresa. Aliás, costumo dizer que o mundo é do tamanho de uma ervilha!
Pois então, na segunda metade de 2009, Ciça Camargo esteve ciganamente nas estações do metrô de São Paulo.
Sua exposição itinerante Ditirambos esteve em várias estações, como Ana Rosa, Tatuapé, Largo Treze. Eu a encontrei em Ana Rosa e registrei poucas imagens, por dois motivos: falta de intimidade com o ferramental fotográfico e interferência da iluminação da estação.
Eis o que o curador Antonio Carlos Abdalla escreveu sobre Ditirambos:
"Ao encontrar uma série de 8 desenhos de Ciça Camargo veio-me à mente o teatro grego clássico.
Os ângulos retilínios dos movimentos arcaicos, os passos forte,s a dança de ritmo marcado, as máscaras, a intensidade dramática interior e o canto coral de caráter apaixonado (alegre ou sombrio), chamado ditirambo, são marcas da tragédia grega. Sem esquecer, é claro, dos textos dos grandes autores- premonitórios e definitivos sobre a psique humana.
Estranha essa escolha para ser mostrada em estações do Metrô paulistano? Talvez. Mas se justifica. Guardadas as distâncias de tempo e espaço, de estética e catarse, a agitação frenética dos usuários do metrô reúne, observada com atenção, todas as características do teatro grego. Afinal, aquela arte é tradutora permanente da vida, ali sempre celebrada.
A própria Ciça surpreendeu-se com a seleção das obras. Convenci-a, lembrando da proximidade da sensibilidade do artista com o mundo. E aqui está a ousadia justificada, como uma celebração festiva – uma dionisíaca urbana. Homenagem a todos nós.

Antonio Carlos Abdalla
Curador"
Descobri que Ciça tem um blog, onde é possível saber um pouco desta exposição, através da própria autora.

O endereço? http://cicacamargo1.blogspot.com/
Há também um filme que foi realizado pela cineasta Julia, a pedido de Ciça, no endereço: http://www.youtube.com/watch?v=TQPrIewBHiE
Quem quiser conhecer um pouco mais do trabalho de Ciça, pode encontrá-la no site: http://www.cicacamargo.com/

Um comentário:

  1. Muito interessante e inspirador. Aqui em Canoas - RS, faço parte de um grupo de amigos qe se uniu e criou o Grupo de Artes Integradas chamado Ditirambos, com a intensão de romover a criticidade pela arte, aqui estou a escrever ara agradescer a inspiração assistida no vídeo postado no You Tube e as palavras escritas neste blog.
    Vibrações Dionisiacas para todos.

    ResponderExcluir