Fico imaginando o que minha avó pensaria se eu lhe contasse que encontrei uma musa na calçada. Melhor dizendo, uma bananeira – das mais comuns, no lugar de uma árvore. Acho que ela ia morrer de rir ou me chamar de mentirosa. Caso ela acreditasse, chamaria de louco quem ali a plantou. Mas desde os tempos de minha avó, a coisa mudou, graças aos Céus.
Encontrei esta bananeira – uma musácea, por isso a chamo de musa – perto de casa, na Rua Madalena – Vila Madalena. É um pé de banana nanica.
Hoje em dia os cachos de banana têm sido usados também para decoração de festas ou ambientes.
A bananeira é uma planta do gênero das Monocotiledôneas, da família das musáceas.
Ela é planta herbácea e vivaz. O caule é formado pelas próprias folhas, que se enrolam umas nas outras, folhas essas que têm de 2 a 3 metros de comprimento e são atravessadas de ponta a ponta por uma nervura de largura mediana, havendo também nervuras transversais bastante finas. Flores grandes e frutos carnosos e deliciosos, formando um comprido cacho que se inclina para o chão.
Este vegetal é próprio das regiões tropicais, preferindo os lugares onde predominam sombras e umidade. A bananeira é originária da Ásia ou da África. Entretanto, há quem afirme ser ela também oriunda da América, opinião que se baseia no fato de que já medravam em nosso continente, antes de Colombo e Cabral pisarem terras americanas. É conhecida e saboreada desde tempos imemoriais e há milênios já se fazia a sua cultura na Índia.
Há várias espécies de bananeiras, das quais apresentamos, a seguir, algumas das de maior importância: brava; maça; do paraíso ou figueira de adão; dos sábios; caturra, anã ou nanica; prata; da terra; pacova; são tomé; ouro; etc.
A Banana nanica é uma planta indígena do Brasil, de pouco crescimento, mas de grande produção, pois dá cachos muito grandes com cerca de 150 bananas cada um. Esta espécie é bastante rendosa do ponto de vista comercial, em virtude da grande quantidade de frutos que produz, e sua exportação se faz em larga escala.
A Bananeira é uma planta preciosa e de grande utilidade. É alimento do homem e dos animais e serve para cobertura de casas. Produz fibras têxteis utilizadas na fabricação de papel; uma seiva adstringente muito aproveitada pela medicina; vinagre, aguardente, açúcar, álcool, vinho, etc.
Outro produto de valor da Bananeira é a conhecida farinha de banana, que constitui um alimento de primeira ordem, em virtude de suas propriedades medicinais e de alto poder nutritivo. É incontestável sua importância econômica, pois é artigo de grande aceitação, cujo consumo vai aumentando dia a dia.
Terapêutica - adstringente. Emprega-se a seiva, que é considerada um poderoso fortificante, nas doenças das vias respiratórias, principalmente no tratamento da tuberculose.
Fonte: “Dicionário das Plantas Úteis do Brasil, de Gilberto Luiz da Cruz
Plantar bananeira próximo a muro de divisa afeta estrutura do muro?
ResponderExcluir