sábado, 1 de maio de 2010

4º Brazil PatchWork Show 2010, no São Luis

O 4º Brazil PatchWork Show – 2010 teve lugar entre 13 e 16 de abril, no Centro de Eventos São Luís, em Sampa.
Fui até lá e enlouqueci, como era de se esperar. Havia muitíssimas coisas lindas e trouxe fotos e fotos e fotos, claro!
Começo falando da beleza que é olhar as matérias primas dos trabalhos organizados artisticamente, como tecidos e assessórios, mas o mais importante mesmo é a gente habilidosa e criativa.

Tinha tanta coisa pra se ver e fotografar, que não cabe neste espaço exíguo, então a totalidade das imagens lá captadas podem ser vistas no endereço: http://gmorita.multiply.com/phtotos
Exposição Amazônia: uma exposição cujo tema é Amazônia e imagino se o tema não tenha sido escolhido em função da data da exposição ser muito próxima do “dia do índio” - 19 de abril. Uma exposição de obras-primas, absolutamente out-concours.
Nesse evento aconteceu também o 3º Concurso de Patchwork e Quilt da Brazil Patchwork Show, cujo tema este ano foi “As emoções na ponta da agulha”, com duas categorias a máquina e a mão. Um dos trabalhos premiados me encantou particularmente, com a representação de uma página de álbum de fotografias. Maravilhoso!








Como eu já havia visitado esse evento nos anos anteriores, reencontrei o pessoal do “1001 retalhos”. Os produtos deles são maravilhosos e, coincidência ou não, eu estava usando uma bolsa, batizada de Paraty, que foi de sua coleção há cerca de 6 anos.
A criatividade continua a todo vigor com essa turma, tanto quanto seu comprometimento com a ecologia – extremamente criativos também na reciclagem de materiais, como o uso de lona para caminhão. Atualmente utilizam tecido feito a partir de garrafas pet!

Os temas escolhidos para o desenvolvimento de seus projetos são sempre muito brasileiros, como “rios brasileiros”, “árvores brasileiras”, “brincadeiras de criança”, etc.
Foi um grande prazer rever Paulo, Ana Paula e Muriel.
Além do reencontro, houve também as descobertas.

Descobri um grupo de artesãs vindas da região de Araçatuba e Guararapes. É a primeira vez que o grupo participa do evento e já foi um grande sucesso. Do grupo participaram "Entrenós", através de Dona Emília e Dona Mary, que são irmãs e vivem em Guararapes ;  "Casa da Vovó", através de Dona Kiyoco e Sara e Paula, que infelizmente não me lembro do nome de seu atelier. Estas são de Araçatuba. Dona Emília criou, a partir de uma experiência pessoal, um guardanapo fixo para adultos... mais ou menos um babador para gente grande. Decidiu experimentar trazer para o evento e vendeu quase tudo, inclusive para mim.
Mas devo dizer que o que me atraiu mesmo, num primeiro momento, foi um trabalho de bordado com acabamento em crochê, utilizando como base o tecido do saco de farinha. Este era um tipo de trabalho que minha mãe gostava de fazer e que foi desenvolvido por pessoas caprichosas mas com pouco recurso financeiro. Gosto do resultado, uma espécie de “rústico chique”.
Ali fiz uma viagem no tempo pois, além do trabalho artesanal, o jeitinho delas me fez lembrar as pessoas tão queridas da minha infância – mãe e tias.
Outro achado interessante foi Lala Andreotti e as criações para crianças. Tudo ali era tão lindo, delicado e de bom gosto que fui por elas arrebatada. As pessoas que ali estavam também eram muito simpáticas e de “alto astral”, como se fossem crianças grandes. Até lhes disse que elas pareciam crianças grandes criando para crianças pequenas. Descobri que Lala Andreotti é professora especializada em tingimento de tecidos.
Com todas essas maravilhas ao meu redor, não consegui resistir a algumas, claro! Vejam só o que acabei trazendo pra casa.

http://gmorita.multiply.com/phtotos
http://www.brazilpatchworkshow.com.br/
http://www.1001retalhos.com.br/
www.flickr.com/casadevovo
http://www.lalaandreotti.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário