Praça Vincent Van Gogh, na continuidade da Rua Panamá, próxima à Avenida Henrique Schaumann. Foi ali que deixei o carro para fotografar uma das cows da CowParade, a Pedalinho. E foi assim que encontrei estas belíssimas árvores pau ferro, como também as palmeiras caryotas mitis, conhecidas como “palmeira rabo de peixe” (matéria do dia 11/04/2010, sob o título “Rabo-de-peixe vegetal”).
Pau ferro é o nome popular da Caesalpinia ferrea, que também é conhecida como jucá, ibirá-obi, imirá-obi e muiré-itá. Esta maravilha é aparentada com o pau-brasil, sabiam?
“O pau-ferro é um árvore de folhas perenes (e semi-decídua), nativa da mata atlântica, ocorrendo do sudeste ao nordeste do Brasil, nas florestas pluviais de encosta atlântica. Possui copa arredondada e ampla e apresenta um porte imponente. O tronco é claro, marmorizado, liso e descamante, o que lhe confere em efeito decorativo interessante. A floração ocorre no verão e outono. As flores são amarelas, pequenas, e de importância ornamental secundária. Os frutos são vagens duras que amadurecem no inverno.
Esta árvore é bastante visada para o paisagismo por suas características ornamentais e de sombreamento. Apesar do porte, não possui raízes agressivas, o que é um fator importante de escolha para arborização urbana. Deve-se evitar, no entanto, o plantio em calçadas, sob fiação elétrica, e em locais de transito intenso de pessoas e carros, pois os ramos tendem a quebrar e cair em tempestades, oferecendo perigo. Como o próprio nome já diz, o pau-ferro possui madeira dura, densa, durável e resistente, de excelente qualidade para a fabricação de violões e violinos, e para construção civil, na construção de vigas, esteios, caibros, etc. Seu crescimento é rápido, principalmente nos primeiros anos. Em recuperação de áreas degradadas, o pau-ferro também é uma excelente escolha, por crescer bem em áreas abertas”. (fonte: http://www.jardineiro.net/br/banco/caesalpinia_ferrea.php)
Mas sua utilidade não se restringe à decoração urbana, esta planta tem também sua importância medicinal. “O extrato das folhas dessa árvore foi capaz de reduzir pra valer o estrago provocado por úlceras no estômago de roedores — revela uma pesquisa da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP). O mesmo trabalho, porém, pôs por terra a crença popular de que esse benefício se encontra no caule da planta. Ela tem, sim, um efeito protetor, mas não se compara ao das folhas. 'O extrato se mostrou tão ou mais ativo do que remédios alopáticos usados contra a doença', diz a bióloga Fabiana Gaspar Gonzalez, autora do estudo. Falta ainda descobrir o composto ou o grupo de substâncias responsáveis por tamanha benesse.
A sabedoria popular já consagrou o pau-ferro como "pau pra toda obra". A casca é utilizada na receita de um xarope contra diabetes, gota, infecções bronco-pulmonares (asma e bronquite), infecções intestinais, disenterias, diarréias, cáries, gengivite, reumatismo, sífilis. A infusão das folhas e dos frutos funcionaria para tratar inflamações hepáticas e tuberculose. Outra infusão, que leva raspas da casca da árvore com folhas de manga, afastaria a gripe. Essas propriedades, no entanto, carecem de comprovação científica”.
(fonte: http://saude.abril.com.br/edicoes/0264/medicina/conteudo_90770.shtml
Além de todas estas características decorativas e medicinais, uma das árvores desta praça serve de abrigo – e quê abrigo! – para uma samambaia paulistinha ou rabo-de-gato, cujo nome científico é nephrolepis pectinata ou aspidium pectinatum.
É uma samambaia bastante rústica e que tem origem no Chile, México, Japão e Nova Zelândia. É uma planta muito indicada como forração, assim como bordaduras junto a muros e em vasos e jardineiras. É resistente ao frio e muito vigorosa, tornando-se planta invasora em muitos casos. Como as outras samambaias, aprecia a umidade e o calor.
(fonte: http://www.jardineiro.net/br/banco/nephrolepis_pectinata.php )
como eu posso conseguir a casca do pau ferro, se alguem souber me contacte no e-mail: wixportalsion@hotmail.com
ResponderExcluirO brasil é tão lindo,nos oferece tantas coisas boas.Feliz de quem pode viajar e conhecer.
ResponderExcluir