terça-feira, 1 de junho de 2010

Da cor à forma, do orgânico ao geométrico

Em outubro do ano passado, entre os dias 4 e 25, aconteceu a exposição “Da cor à forma, do orgânico ao geométrico” no Conjunto Nacional.

Chamou-me a atenção o uso de formas geométricas e uso de materiais como o metal.

 

O artista chama-se Moysés Mellim. Descobri que é um ribeirãopretano que mora em São Paulo há mais de 30 anos. Pintor e escultor, com formação acadêmica em Arquitetura, trabalha com matérias que vão do vidro ao aço carbono. (visite: www.mmellim.com.br)
O texto, a seguir, que apresenta esta exposição e seu artista, foi trazido do site http://www.ccn.com.br/outubro09_3.php
"Da Cor à Forma

Exposição reúne obras bi e tridimensionais do artista plástico Moysés Mellim, que trabalha com suportes como o aço carbono e bronze fundido, com síntese formal e complexidade geométrica, imprimindo tanta leveza e movimento em suas obras que quebra a rigidez do metal.
Da cor à forma

Moyses Mellim é artista plástico com formação acadêmica em arquitetura. Suas obras fluídas e curvilíneas, tanto esculturas quanto pinturas, mais do que contemplação, convidam ao toque e sugerem movimento infinito e sensualidade latente.

Dono de uma linguagem e resultados altamente plásticos, tem como consequência obras contemporâneas e tocantes, capazes de prender o olhar de qualquer um, independente do condicionamento cultural ou social. 
O artista brinca com os materiais e flerta com a contradição. Trabalha com suportes como o aço carbono e bronze fundido, com síntese formal e complexidade geométrica, imprimindo tanta leveza e movimento em suas obras que quebra a rigidez do metal.
Por dentro das metamoforses

Da mesma forma que da língua falada para a escrita há grande diferença, na arte é fundamental encontrar seu mistério original. Nas obras bi e tridimensionais de Moysés Mellim tal é a simplicidade de elementos, que logo aflora o espírito delas. A interação fundo/figura nas pinturas, de acordo com a extrema sensibilidade desse artista. E no tridimensional, esculturas que buscam uma verticalidade fácil de se acompanhar com o olhar.
O trato dos materiais denota cuidadoso manejo, ritmo de musicalidade envolvente. O artista consigo mesmo, fora da tentação dos que seguem modismos e obedecem regras.
Um verdadeiro criador, na mais genuína acepção do termo."

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