quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Abacateiro na praça

Um dia desses, caminhando pelas vizinhanças de casa, tive uma grata surpresa na Praça Dr. Fernando de Oliveira Pimentel, que no mapa do tio Google consta como Praça Horácio Sabino, que é uma praça ao lado desta.
Olhando as árvores, percebi umas frutas redondas, verdinhas. Sabe o que eram? Abacates! Sim senhores, abacates em plena praça.

Foi demais!

Daí fui procurar saber um pouco mais sobre o abacateiro e fiquei pasma! É uma verdadeira farmácia, além de embelezar a praça.

Olha só o que descobri!

“O abacateiro pertence à família das Lauráceas, próprio da América tropical e pouco resistente a climas frios. É uma planta essencialmente medicinal, pois contém amido, glicose, sacarina, gordura, resina cristalizada, água, tanino, ácido málico e ácido acético. O óleo extraído da polpa do fruto é rico em vitaminas A,B,D,E,G e principalmente em fitosterol e lecitina, o que lhe assegura propriedades anti-raquíticas extraordinárias.

Prisão de ventre, flatulência, perturbações digestivas, gota, reumatismo, afecções nos rins, da pele e do fígado são alguns problemas que podem ser resolvidos mediante a ação das propriedades medicinais desse fruto. Excitante da vesícula biliar, balsâmico, carminativo, estomático, emenagogo, anti-sifilítico, atua contra a uremia, a bronquite e a tuberculose. O caroço é usado como tônico capilar, é também eficaz contra a enterocolite.

Os botões das flores são usados no tratamento dos órgãos sexuais femininos, as cascas são vermífugas, as sementes secas são empregadas contra a tenia(solitária).

Mas é necessário ter prudência ao utilizar as sementes devido a grande quantidade de tanino que contêm.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário