Olhando as árvores, percebi umas frutas redondas, verdinhas. Sabe o que eram? Abacates! Sim senhores, abacates em plena praça.
Foi demais!
Daí fui procurar saber um pouco mais sobre o abacateiro e fiquei pasma! É uma verdadeira farmácia, além de embelezar a praça.
“O abacateiro pertence à família das Lauráceas, próprio da América tropical e pouco resistente a climas frios. É uma planta essencialmente medicinal, pois contém amido, glicose, sacarina, gordura, resina cristalizada, água, tanino, ácido málico e ácido acético. O óleo extraído da polpa do fruto é rico em vitaminas A,B,D,E,G e principalmente em fitosterol e lecitina, o que lhe assegura propriedades anti-raquíticas extraordinárias.
Prisão de ventre, flatulência, perturbações digestivas, gota, reumatismo, afecções nos rins, da pele e do fígado são alguns problemas que podem ser resolvidos mediante a ação das propriedades medicinais desse fruto. Excitante da vesícula biliar, balsâmico, carminativo, estomático, emenagogo, anti-sifilítico, atua contra a uremia, a bronquite e a tuberculose. O caroço é usado como tônico capilar, é também eficaz contra a enterocolite.
Os botões das flores são usados no tratamento dos órgãos sexuais femininos, as cascas são vermífugas, as sementes secas são empregadas contra a tenia(solitária).
Mas é necessário ter prudência ao utilizar as sementes devido a grande quantidade de tanino que contêm.”
(fonte:http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/alternative-medicine/1739166-abacateiro-medicamento/ )
Nenhum comentário:
Postar um comentário