segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Ameno Resedá

“Ameno Resedá” é o nome de uma música de Ernesto Nazareth. Sou fã deste compositor desde minhas velhas épocas de conservatório. Sempre imaginei que o nome desta música fizesse alusão às belas flores do resedá, mas qual não foi minha surpresa ao descobrir que este era o nome de um rancho carnavalesco!
No final deste artigo inseri um pequeno vídeo tendo como fundo musical exatamente o Ameno Resedá, com interpretação de Arthur Moreira Lima. Cá entre nós, foi escolhida a dedo!

E olhem o que descobri sobre esta musica.

“Primeiramente publicada pela Casa Arthur Napoleão (Sampaio, Araújo & Cia.), a vigésima sexta polca editada por Ernesto Nazareth Grupo do Louro recebeu o título de Ameno Resedá e foi dedicada a um rancho carnavalesco com o mesmo nome a pedido de um de seus diretores, o carteiro Napoleão de Oliveira.

O rancho Ameno Resedá foi o mais famoso de todos os ranchos carnavalescos da cidade do Rio de Janeiro. Criado em 1907 por um grupo de funcionários públicos cariocas, após um piquenique em Paquetá, tinha sua sede no bairro do Catete.”
(fonte: http://cifrantiga2.blogspot.com/2008/02/ameno-resed.html)

Ranchos – Os ranchos têm origem portuguesa e faziam parte do ciclo de festejos natalinos em vários lugares do Norte e Nordeste do Brasil. Sua entrada no carnaval se deu através do Rio de Janeiro, como conseqüência dos cordões.

Em 1907 foi fundada a Sociedade Dançante Carnavalesca Ameno Resedá ou, simplesmente, rancho Ameno Resedá. Esse rancho nasceu durante um piquenique, realizado na ilha de Paquetá, no dia 17 de fevereiro, um domingo.

Apesar de todo o seu sucesso, o Ameno Resedá não foi o primeiro rancho a ser fundado no Rio de Janeiro. Antes dele já existiam outros, mas o pioneiro dos ranchos foi o Rei de Ouros, fundado em 6 de janeiro de 1894 pelo baiano Hilário Jovino Ferreira, tenente da Guarda Nacional, que emigrou da Bahia para o Rio de Janeiro. Foi o primeiro rancho a se apresentar no carnaval e não no Natal.

O aparecimento do Ameno Resedá revolucionou o carnaval carioca porque suprimiu os antigos cordões barulhentos, transformando-os em ranchos organizados e harmônicos. O Ameno Resedá foi extinto em 1941.

Os ranchos também criaram a marcha-rancho, a famosa marchinha, que se tornou um marco do carnaval carioca e foi prestigiada por grandes compositores como Nássara, Lamartine Babo, João de Barro, Zé Ketty, entre outros.
Agradecimentos especiais a Flávio Jabbur que conseguiu a trilha sonora para o vídeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário