terça-feira, 9 de agosto de 2011

Férias em Três Voltas 14 - Ala canina

A ala canina da fazenda é muito especial, bonita, simpática, enfim, de muita personalidade. É composta por indivíduos da raça denominada “Fox Paulistinha”.

Naquela fria manhã, quando havia geado, todos os seres de sangue quente saíram para tomar o belo sol que nos brindou com sua presença.
Mas a ala canina deu um show! Incluindo o nascimento de novos membros, que obviamente não poderiam aparecer na foto, uma vez que estavam no "berçário", juntamente com sua mamãe, sob a casa que aí aparece.
E, por curiosidade, fui saber um pouco mais a respeito desta raça canina brasileira.
“Não se tem certeza de suas origens, uma das hipóteses é que descendem dos Fox Terrier de Pelo Liso, Jack Russell Terrier e cães de fazenda brasileiros. 
Há outra hipótese, bem forte, de que cães de tipo Terrier, sem precisão de raça definida, viajavam como caçadores de ratos em navios mercantes, principalmente nos ingleses, desde o século XIX. Acredita-se que o Terrier Brasileiro é originado do acasalamento desses cães. Estes mesmos cães teriam dado origem a outras raças como o Jack Russel, o que justificaria a similaridade física entre as raças.
Tendo o mesmo padrão desde 1920, a primeira tentativa de reconhecimento ocorreu em 1964, mas pelo baixo número de registros o processo foi cancelado.
Depois de muito trabalho por parte de alguns criadores, a raça recebeu o reconhecimento provisório em 1995 e o definitivo em 2006.
O processo de reconhecimento e registro é feito pela FCI (Federação Cinológica Internacional), com sede na Bélgica, e há uma série de regras a serem cumpridas antes do reconhecimento definitivo, como: comprovar ausência ou controle de doenças genéticas, número mínimo de exemplares sem parentesco próximo, ninhadas que nasçam homogêneas e etc.
O Terrier brasileiro foi adaptado tanto ao campo como ao meio urbano, onde teve a importante função de guardar as mercadorias dos armazéns da ação predatória de roedores. No meio rural, também com eficiência, passou a desempenhar atividades de caça e pastoreio de rebanhos.”
Este é o pai de um dos cães da fazenda, ele é urbano.

Um comentário:

  1. Muito bom Geni.
    Zag, Pingo, Zig e Bolota agradecem a divulgação.

    O urbano é o Lecué, pai do Bob que não apareceu nas fotos.
    Da Bolta com o Bob nasceram 3, duas femeas e um macho, que ainda estão sem nome.

    A Tres Voltas agradece o belissimo trabalho e conta com seu breve regresso.

    ResponderExcluir