quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Recuerdos de Amambay 5 - Detalhes da casa


A casa desta fazenda é um primor. A reforma feita a partir da casa original, das épocas do pai do Lino, Sr. Manoel, foi tão boa que é difícil identificar qual parte foi a inicial. As soluções dos diversos ambientes e as suas interfaces demonstram extremo bom gosto e criatividade, dignas dos melhores arquitetos.

Creio que se Lino tivesse seguido a carreira de Arquitetura, seria um dos nossos melhores.
Aqui também é possível identificar o aproveitamento de diversos materiais, inclusive os existentes na própria fazenda, de forma muito criativa e orgânica, como madeira que um dia foi usada na construção de currais aproveitada para acabamentos internos da casa – portas, batentes, piso, corrimões, etc.
Há detalhes de piso que me encantaram como o do hall de entrada que se utiliza de cimento queimado decorado com arcos de madeira formando o símbolo da fazenda, tendo preservado neste espaço o tronco oco de uma árvore que ali existiu antes do espaço ser transformado em casa – o toco de árvore que mora dentro de casa.
O piso externo, numa parte da entrada da casa também é especial, com “rodelas” de árvores rejuntadas com cimento, criando um rústico chique.
Sem contar com o ladrilho hidráulico que Lino ganhou de um amigo e foi incorporado como detalhe decorativo ao pé de uma escada de madeira.
Há muito mais para se ver e aprender nesse espaço maravilhoso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário