segunda-feira, 5 de abril de 2010

Ikebana no Banco Central

O Espaço Cultural Banco Central de São Paulo apresentou em setembro último a exposição que se chamou “A Arte do Ikebana e da Cerâmica” .

Esta foi a 8ª mostra de Ikebana ali realizada. A professora Elza Furuyama da Associação de Ikebana Kado Ikenobo Tatibana da América Latina leciona, dentro de uma programa de qualidade de vida no trabalho do Banco Central.
A surpresa para mim foi encontrar Elza Furuyama, pois fomos amigas na tenra infância. Ela morava vizinha de meus tios onde eu costumava passar férias e também estava presente em todas as festas de final de ano. Considerei a “coincidência” um grande presente da Vida.

Ikebana é a tradicional arte oriental de dar vida artística às plantas por meio de arranjos. Elza ensina segundo o estilo mais tradicional das escolas de Ikebana: o Ikenobo.
Nesta exposição o ikebanista convidado Yasuichi Kojima, apresentou peças em cerâmica de alta temperatura de sua autoria e outras de seu mestre e pai Juho Kojima – Shigueo Kojima 1908-1992.
A mostra foi enriquecida com peças do acervo do Consulado Geral do Japão em São Paulo. Dentre essas peças havia bonecas das regiões de Kyoto e Hakata, peões artesanais de madeira e um lindo boneco de menino brincando com um peão – peça bastante rara.

http://www.bcb.gov.br/

Um comentário:

  1. Maravilhoso!! Gostaria de voltar a praticar ikebana! Quem sabe agora eu tenha espaço e mais tempo...na minha casa há bastante material para isso! Um abraço...Flávio

    ResponderExcluir