A exposição Três Ecos teve lugar no Espaço Cultura do Conjunto Nacional, em Sampa, no período entre 29 de junho e 18 de julho de 2009. Achei muito interessante a proposta desse grupo de artistas, que “unidas pelo eco”, buscam uma forma de manifestação e utilização de materiais que geram sustentabilidade.
Participaram desta exposição Carmen Marin, Cecília Almeida e Janise Zanchetta.
Carmen Marin cria tridimensionalidade em telas, com aplicação de materiais reciclados,representando formas e volumes.
Cecília Almeida aplica jornal chinês e papel reciclado em suas colagens. Seu trabalho é constituído de três séries: “Caleidoscópio”, “Caminhos” e “Rostos”. A obra expressa a dinâmica do movimento e da transformação.
Janise Zanchetta utiliza placas de Tetra Pack como suporte e aplica sobre elas tintas que vem da terra, representando a nossa natureza tropical.
Interessante notar que o local escolhido pelo grupo para sua primeira exposição, o Conjunto Nacional, já atua há 15 anos na reciclagem do lixo produzido em seus ambientes.
Após a exposição nesse espaço, o grupo transformou a Três Ecos numa mostra itinerante, que percorreu locais inusitados, inclusive fora da cidade de São Paulo.
Fiquei interessada em saber sobre o trabalho destas artistas e, ao pesquisá-las, descobri que em realidade elas são quatro – Quatro Ecos. Há mais uma artista com os mesmos princípios que, no entanto, não participou da exposição em questão. Ela é Carmen Beni.
Encontrei também dois endereços virtuais que podem nos dar mais informações sobre o grupo:
http://quatroecos.com.br/blog/
http://www.janisezanchetta.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário