segunda-feira, 26 de abril de 2010

Pau formiga

Um dia, quando as cows da CowParade estavam expostas no Shopping Cidade Jardim, em sua exposição pré-leilão, eu fui até lá para registrar o rebanho.

Fiquei tão entretida fotografando que não me dei conta do tempo que passou e quando percebi já eram 16:00 horas e era por isso que eu já tinha sintomas de hipoglicemia, querendo desmaiar. O interessante é que não sentia fome.

Resolvi sair de lá e buscar um lugar para me alimentar. Não quis comer por lá, até porque a essa hora quase nenhum restaurante está aberto.

Lembrei-me de uma mercearia japonesa que fica no Caxingui e vende comida pronta bem gostosa. Resolvi ir pra lá passando por dentro do bairro, pois sabia que estava próxima, mas não conhecia muito bem os caminhos.
Devo confessar que me perdi, mesmo com o guia de Sampa nas mãos.
Nessa perdição, passei por uma árvore que estava lindamente florida. Eu já havia visto essa árvore, mas nunca florida dessa maneira. Parei o carro e tentei fotografar, mas a rua era muito estreita e o trânsito muito intenso, além disso, deu-me a impressão de ser um lugar não muito seguro, pois de um lado – o lado onde está a árvore – há uma mata ciliar e do outro um imenso muro de arrimo dos fundos de um prédio. Segui meu caminho, acabei encontrando a mercearia, comprei minha comidinha e fui pra casa.
Mas eu não conseguia parar de pensar naquela linda árvore. Decidi voltar lá assim que pudesse.

Sábado, após ter resolvido diversas pequenas coisas, decidi procurar a árvore. Fui na direção entre o shopping e uma das ruas conhecidas, procurei refazer o caminho, dei muitas voltas e acabei encontrando. É a Rua Maestro Torquato Amore. Quando encontrei a árvore o sol já se punha e a luz era totalmente inconveniente para a fotografia.

Voltei no domingo pela manhã para conseguir as imagens que estão vendo.
A árvore é uma “triplaria brasiliana”, vulgo pau-formiga, ela é bastante vistosa com sua floração vermelha, que só acontece nas árvores fêmeas. Naquelas do gênero masculino as flores são pequenas e de cor cinza. Muito utilizada no paisagismo, pois mantêm a floração por vários meses. Sua floração acontece entre maio e junho, e dura um bom tempo em cada árvore. Ainda é conhecida como pau-de-novato, formigueiro, novateiro, pau-de-formiga, paliteiro, taquari, pajeú, tachi e tangarana.
Depois que descobri tudo isso sobre a árvore, entendi porque a árvore que há em frente ao prédio em que morei, na Rua dos Pinheiros, nunca floresceu como aquela que encontrei no Morumbi. Ela deve ser uma árvore macho.

Um comentário:

  1. Olá, tentando descobrir o nome da linda árvore que tenho no meu quintal acabei vindo parar no seu blog!
    A mais ou menos 3 anos uma loja Dicico inaugurou em Taubaté e nesse dia distribuíra mudas de árvores, eram mudas realmente pequenas (5cm), cheguei em casa e coloquei ela na terra, nem sabia o nome porque veio sem etiqueta, hoje ela tem 6 metros de altura e lindas flores cor de rosa, é um Pau Formiga, sou apaixonada por ela, no início achei que era um chapéu de praia, mas quando ela começou a dar flores resolvi pesquisar e acabei encontrando essas imagens! Fiquei muito feliz ao saber que ela pode chegar a 20 metros de altura e não agride o solo com as raízes!!
    Estou vendendo minha casa, vai partir o coração deixa-la pra trás...

    Abraços

    ResponderExcluir